Podcast Papo no Pátio debate uberização do trabalho docente

Produto é de autoria do Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação

A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ lança, neste mês, uma série de podcasts sobre formação de professores e cotidiano escolar, com conteúdo informativo e diversificado. Papo no Pátio traz na estreia o tema da “uberização” do trabalho docente, uma das formas mais avançadas de precarização da profissão. O programa discute se o “professor-uber” será uma realidade no futuro e como superar as políticas educacionais que debilitam a escola pública e a formação docente.

Outro tema em pauta é o Complexo de Formação de Professores. Essa política institucional da UFRJ ajudará a valorizar o magistério e a estancar a tendência de aviltamento das condições de trabalho na rede básica de ensino? Os convidados do programa inaugural são Roberto Leher, ex-reitor da UFRJ e professor titular da Faculdade de Educação, e Amanda Moreira, professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Papo no Pátio é uma das produções em mídia sonora do Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural (Secult) da FE. No site Podcast Faculdade de Educação, você confere ainda as peças Conversas Pedagógicas, Pedagogias da Imagem e Cotidianos. Todas estão disponíveis em plataformas digitais como Apple Podcasts, Google Podcasts e Spotify.

*Notícia publicada no site do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)