UFRJ oferece nova graduação: Engenharia Matemática

Curso visa formar profissional para lidar com grandes projetos e alta tecnologia

Do celular aos satélites, do videogame à câmera fotográfica, da construção civil à aeronáutica, das florestas aos oceanos, tudo o que demanda tecnologia se depara cada vez mais com a centralidade da matemática. Pensando nisso, a UFRJ oferecerá, a partir de 2020, a graduação em Engenharia Matemática.

Com duração de cinco anos, o curso tem como objetivo preparar profissionais que lidem com desafios associados ao tratamento de dados massivos (big data), conjugando métodos computacionais com técnicas da Estatística e da Ciência de Dados em geral. Sob a responsabilidade do Instituto de Matemática (IM), a nova graduação contará com 20 vagas, terá caráter interdisciplinar e garantirá aos discentes uma vasta possibilidade de especialização. O acesso se dá pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ênfase em Ciência de Dados

Outra novidade do Instituto de Matemática é a ênfase em Ciência de Dados. A proposta é aprofundar o conhecimento dos discentes em programação, banco de dados, inferência estatística, aprendizado de máquina, análise de séries temporais, redes neurais e métodos de otimização. Interessados nessa área de trabalho deverão optar pela graduação em Matemática Aplicada (20 vagas) ou Estatística (15 vagas). Os dois cursos têm duração de quatro anos e semelhanças na base curricular.

O IM oferece ainda bacharelado e licenciatura em Matemática, bacharelado em Ciência da Computação, Ciências Atuariais e, em parceria com os Institutos de Geociências, de Física e com o Observatório do Valongo, bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra. Veja no site do Instituto os detalhes.