Ex-ministros se reúnem na Coppe

Debate sobre o futuro da ciência brasileira será realizado na segunda-feira (1/7)

Imagem: Marco Fernandes

Dez ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação estarão reunidos na UFRJ na segunda-feira (1/7) para debater a crise que atinge o setor. O evento A Ciência Brasileira em Estado de Alerta será realizado das 11h30 às 13h, no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), localizado no Centro de Tecnologia (CT) 2.

Na ocasião, será lançado um manifesto público com as principais questões e propostas para Ciência, Tecnologia e Inovação no país. Estão confirmadas as presenças dos ex-ministros Aldo Rebelo, Aloízio Mercadante, Celso Pansera, Clélio Campolina, Luiz Carlos Bresser, Marco Antonio Raupp, Maria Emília Silva Ribeiro, Roberto Amaral, Roberto Sardenberg e Sérgio Machado Rezende.

As universidades públicas federais, responsáveis por 95% da produção científica brasileira, já tiveram neste ano 42,3% do seu orçamento anual contingenciado e bloqueadas 6.198 bolsas de alunos de mestrado, doutorado e de pesquisadores de pós-doutorado.