UFRJ tem 200 novas ações de extensão

Reitoria anuncia mudanças no registro das atividades

Foto: Rafael Mendes/Escola de Comunicação (ECO/UFRJ)

A partir de agosto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) contará com 1.707 ações de extensão, responsáveis por promover o diálogo direto da instituição com a sociedade. Desse total, 200 novas propostas foram registradas na última edição de 2019/2 do Edital Registro Único de Ações de Extensão (RUA). O anúncio foi feito na última semana, durante a 104ª Plenária de Extensão (foto), realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A Plenária foi o momento escolhido pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) para informar também sobre mudanças na administração dessas ações. A partir de agora, a comunidade universitária deverá usar diretamente o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) para cadastrar e acompanhar suas propostas, superando a necessidade de editais para registro da extensão na UFRJ. “A ideia é integrar a extensão com um sistema que já é conhecido de toda a UFRJ”, afirmou Rogéria de Ipanema, superintendente de Formação Acadêmica de Extensão.

Com isso, todas as informações sobre cursos, projetos e programas migram para o Siga. O Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) deixa de ser utilizado e o RUA, até então referência para o registro de ações, fica extinto. Conforme Rogéria de Ipanema, a ideia é simplificar os caminhos da extensão. “Nós utilizávamos um sistema externo à Universidade que tinha 15 laudas para ser preenchidas e agora teremos quatro que dizem respeito exatamente à formação acadêmica e às diretrizes de extensão, localização, vagas, seus objetivos e resumo para o estudante”.

Passo a passo

O registro de novas atividades ou a manutenção das já existentes se dará da seguinte forma: a) coordenadores de ações fazem as novas propostas no Siga; b) coordenadores de extensão de unidades fazem o parecer acadêmico, homologado nas congregações de unidades e centros; c) as propostas de novas ações seguem para o parecer final do Conselho de Extensão Universitária (CEU), que informará à Pró-Reitoria de Extensão, para que seja feita a liberação no sistema; d) uma vez ativadas, as ações de extensão ficam disponíveis para os estudantes, que devem se inscrever pelo Siga.

A PR-5 acredita que o Siga tornará as atividades de extensão mais visíveis e acessíveis a docentes, discentes e técnicos-administrativos. Além disso, dará autonomia para que cada unidade e coordenadores de extensão decidam sobre o que realizarão, com base em seus próprios fluxos e premissas. Para saber detalhes sobre a integração da extensão com o Siga, envie e-mail para acompextensaosiga@pr5.ufrj.br. Para outras informações, acesse o site da Pró-Reitoria: http://extensão.ufrj.br/