Categorias
Memória

Fórum Interuniversitário de Cultura renova parceria

UFRJ é uma das 11 instituições vinculadas ao grupo


Foto: Eneraldo Carneiro (FCC/UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mais dez instituições públicas de ensino superior do estado renovaram, neste mês de junho, convênio com o Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC/RJ). Criado em 2014, o FIC/RJ promove o intercâmbio entre IES, órgãos governamentais e não governamentais, para realizar ações de divulgação e promoção artístico-cultural em diálogo com a sociedade.

A confirmação do convênio se deu durante o I Encontro de Arte e Cultura da UFRJ, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC). Estiveram presentes membros desta instituição, além de representantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO).

Depoimentos

Para o reitor Roberto Leher, o FIC é estratégico para uma atuação organizada das instituições na área da cultura. “É importante que possamos agir juntos porque, de fato, temos hoje uma condição negativa de desorganização deliberada do campo da cultura”, disse.

Na visão de Mauricio Motta, vice-reitor do Cefet-RJ, a assinatura serve para “formalizar o que temos como missão em nossas instituições, mostra que estamos no caminho certo da institucionalização da cultura”. Mencionando a ligação profunda entre ações educacionais e culturais, o reitor da Unirio, Luiz Pedro Jutuca, defendeu: “Não existe educação, em nenhum nível, sem cultura”.

Camila Costa, da equipe de Difusão Cultural do FCC/UFRJ, definiu o ato como “resistência”. Segundo ela, renovar o FIC é importante para reafirmar “o compromisso das instituições de ensino superior com uma educação plural, humanista, que não se contenta com a formação tecnicista”. O FIC é um dos desdobramentos da aplicação da Política Cultural da UFRJ, aprovada em 2014 pelo Conselho Universitário.

Exemplo

A articulação do FIC vem rendendo frutos. No norte do estado, o convênio teve participação direta na criação da Teia Universitária de Arte (Teia). A rede formada pelas Universidades Federal Fluminense (UFF) e Estadual do Norte Fluminense (UENF) e pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) vem produzindo ações culturais importantes nas Regiões dos Lagos, Norte e Noroeste do estado. “O FIC é uma representação bastante benéfica para nós, produtores e agentes, que tentamos pensar e fazer cultura fora da região metropolitana”, lembrou Jonas Defante, coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense.

Festival no Museu da República

No próximo fim de semana (15/6 e 16/6), o Museu da República abre suas portas e recebe a terceira edição do Festival Interuniversitário de Cultura (FestFIC), uma iniciativa da UFRJ em parceria com as instituições de ensino superior integrantes do FIC/RJ. Serão mais de 30 atividades para públicos de todas as idades: espetáculos de dança, teatro, música popular e clássica, cultura popular, arte pública de rua, atividades recreativas, palestras e oficinas.

O Museu da República está localizado no Palácio do Catete, em bairro e rua que levam o mesmo nome, n° 153. A entrada é gratuita e a programação tem início às 10h. Clique aqui para conferir tudo o que está previsto.