Equipe da UFRJ conquista Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Reconhecimento veio pela criação de uma disciplina integrada que envolve 19 cursos de graduação

Imagem: Divulgação.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conquistou, no mês de junho, a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O reconhecimento veio pela criação das Disciplinas Integradas de Empreendedorismo da UFRJ, que envolvem 19 cursos de graduação.

A professora Daniela Uziel, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o professor Edison Renato Pereira da Silva, da Escola Politécnica (Poli), e os docentes Robson Cunha e João Bittencourt, atualmente vinculados à Universidade Federal Fluminense (UFF), são os responsáveis pela iniciativa. A equipe concorreu na categoria Educação Superior.

A proposta teve início em 2017, quando Cunha era doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PEP) do Instituto Alberto Luiz Coimbra (Coppe), e Bittencourt atuava como professor substituto da Escola de Belas Artes (EBA). Quando os dois assumiram na UFF, a parceria se manteve e se expandiu. No primeiro semestre de 2019, as Disciplinas Integradas de Empreendedorismo da UFRJ alcançaram 85 estudantes.

De acordo com Edison Renato, que está vinculado ao PEP como docente, a conquista serve de estímulo para seguir adiante. “Mais importante do que o prêmio é continuar o trabalho e, assim, criar valor para a sociedade, modernizar as práticas pedagógicas no ensino universitário”, declarou.

A UFRJ se prepara para disputar as etapas regional e nacional do Prêmio, que acontecem em julho e agosto, respectivamente. A realização é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).