Alunos descobrem a Universidade no Conhecendo a UFRJ 2019

Estudantes circulam na Cidade Universitária até 13/6

Foto: Diogo Vasconcellos(Coordcom/UFRJ)

“Esclarecimento”, “oportunidade” e “conhecimento”. Os alunos que percorrem os corredores da 15a. edição do Conhecendo a UFRJ têm em comum essas três ideias.

Para Vinicius Any Barroso, de 17 anos, aluno da Escola Bretanha, na Ilha do Governador, o evento é importante para oferecer aos candidatos uma noção da estrutura da Universidade, além da oportunidade de conhecer outras profissões. Ele vai se candidatar a uma vaga para o curso de Ciências da Computação, mas gostou de ter contato com o estande de Física.

Já Daila Duarte, de 16 anos, aluna do Colégio Pedro II de Niterói e moradora de São Gonçalo, vê no evento a oportunidade de conhecer os cursos e a instituição como um todo. Para ela, a universidade pública tem um papel essencial ao dar oportunidades para as pessoas que estão à margem mudarem suas vidas. “O evento está sendo maravilhoso para mostrar o que o Estado tem a oferecer à sociedade”, ressalta Duarte.

O Conhecendo a UFRJ vai até quinta-feira (13/6) e conta com uma vasta programação de palestras, oficinas, mostras e visitas guiadas. A ideia é apresentar à juventude um pouco de como funciona a instituição, com 168 cursos de graduação, 208 currículos, 1.700 iniciativas de extensão e 1.200 laboratórios de pesquisa.