Categorias
Memória

UFRJ celebra 98 anos em setembro com evento gratuito

Programação acontecerá nos dias 5/9 e 6/9

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completa 98 anos no próximo dia 7/9. Em comemoração, a instituição realizará um evento gratuito e aberto ao público, nos dias 5/9 e 6/9, com discussões sobre a universidade pública e sua função social. Realizadas nos campi Fundão e Praia Vermelha, as mesas de diálogo receberão o reitor e a vice-reitora da UFRJ, Roberto Leher e Denise Nascimento, bem como representantes de diversas unidades da instituição, como a Faculdade de Medicina, a Escola de Serviços Sociais, o Colégio de Aplicação, entre outros.

O aniversário será um momento de reflexão sobre a universidade pública em busca do pensamento livre no ambiente universitário e da continuidade da luta pela autonomia científica e independência do conhecimento. Na ocasião, além de mesas de discussão e conferências, haverá ainda o lançamento dos anais do seminário UFRJ Faz 100 Anos, realizado em 2017.

Confira a seguir a programação completa:

Dia 5 DE SETEMBRO DE 2018
Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão) 
Av. Carlos Chagas Filho, 373 – Bloco K – CSS 
Cidade Universitária

9h/12h

SÔDADE BRASILIS – Grupo de Choro

Coordenador: Sergio Alvares

MESA DE ABERTURA

Reitor: Roberto Leher Vice-Reitora: Denise Lopez Nascimento Pró-Reitor de Graduação: Eduardo Serra Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa: Leila Rodrigues Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças: Roberto Gambine Pró-Reitor de Pessoal: Agnaldo Fernandes Pró-Reitora de Extensão: Maria Mello de Malta Pró-Reitor de Gestão e Governança: André Esteves da Silva Pró-Reitor de Políticas Estudantis: Luiz Felipe Cavalcanti

SAUDAÇÕES

Andes-Sind (Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior) Adufrj (Seção Sindical dos Docentes da UFRJ) Sintufrj (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ) APG (Associação dos Pós-Graduandos da UFRJ) DCEMario Prata (Diretório Central dos Estudantes da UFRJ) LANÇAMENTO DOS ANAIS DO SEMINÁRIO UFRJ FAZ 100 ANOS (2017)

Coordenadora: Rogéria de Ipanema (EBA/PR5)

CONFERÊNCIA – A UNIVERSIDADE PÚBLICA QUE O PAÍS NECESSITA

Reitor: Roberto Leher 14h30/16h30  Diálogos 1 – UNIVERSIDADE PÚBLICA

Formação em Saúde: Inclusão e Interdisciplinaridade

Ismê Catureba (FM) Jean Christophe Houzel (ICB)  Leila Bergold (Enfermagem/Macaé) Moderadora: Denise Nascimento (Vice-Reitora)

DIA 6 DE SETEMBRO DE 2018

Local: Auditório Pedro Calmon – Palácio Universitário Av. Pasteur, 250  – Urca Campus Praia Vermelha 10h/12h – Diálogos 2  –  UNIVERSIDADE PÚBLICA TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS

Andrea Moraes (ESS) Maya Inbar (CAp) Mônica Pereira (FE) Moderador: Marcelo Corrêa e Castro (CFCH) 14h/16h – Diálogos 3  –  UNIVERSIDADE PÚBLICA FUNÇÃO SOCIAL SOB ATAQUE Claudio Ribeiro (FAU) Jaqueline Girão (FE) Maria Malta (IE/PR5) Moderador: Celso Alvear (Nides-CT)