Cedae muda data de manutenção preventiva do Guandu

Objetivo é preparar as estações para o verão, período em que há maior consumo

Atualizado em 30/10 às 10h58

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) alterou para o dia 9 de novembro a manutenção preventiva anual na Estação de Tratamento de Águas Guandu.

A operação compromete o abastecimento do Rio de Janeiro e, em consequência, da Cidade Universitária. Os serviços estão programados para começar às 6h da manhã e vão durar 24 horas.

O objetivo é preparar as principais estações para o verão, período do ano em que há maior consumo de água. Técnicos da companhia vão vistoriar os reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu.

Após o religamento do sistema, o abastecimento será normalizado. Todavia, em algumas áreas o fornecimento de água poderá levar até 72 horas para se restabelecer totalmente. A companhia destaca que imóveis com cisterna ou caixa d’água não deverão ter problemas de abastecimento, mas recomenda o uso da água com parcimônia. De qualquer forma, há um esquema especial para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante.