Categorias
Memória

Dengue: o Desafio da UFRJ

Palestra com agente da Secretaria Municipal de Saúde trata sobre as formas de combater o mosquito

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp) promove mais uma palestra de orientação aos profissionais da Universidade. No dia 15/2, é a vez de abordar uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: a dengue. Mesmo após anos de campanhas, as condições climáticas brasileiras e a falta de saneamento continuam a dificultar a erradicação do vetor. 

A partir das 10h, no auditório do Horto Universitário, o agente João Roberto Mendes dos Santos, do Serviço de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, vai esclarecer como contribuir para eliminar focos do mosquito na Cidade Universitária, com a palestra intitulada “Dengue: o Desafio da UFRJ”. Segundo dados dos últimos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 629 óbitos em decorrência da dengue em 2016. 

Apesar de já existir uma vacina para proteção contra a doença, a Dengvaxia, produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, ela só está disponível na rede pública de saúde do Paraná. Trata-se de uma imunização recombinante tetravalente, ou seja, para os quatro sorotipos existentes da doença. Ela poderá ser aplicada em pacientes de 9 a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas, com intervalo de seis meses entre elas. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde (SUS).