Estação de Integração será reativada

A partir de hoje, 13/1, obras de recapeamento da pista vão interditar a Rua César Perneta

A Prefeitura da UFRJ vai reativar a Estação de Integração em 2017. Antes, porém, irá realizar algumas intervenções para trazer mais segurança a quem circula pelo local. A partir do dia 16 de janeiro começam as obras para construção de uma plataforma de travessia de pedestres, o que vai provocar alteração no tráfego em toda a Cidade Universitária, tanto para os ônibus internos quanto para os externos. Já nesta sexta-feira, 13, obras de recapeamento da pista vão interditar a Rua César Perneta, impedindo a saída de veículos pelo local.

A decisão de reativar a Estação de Integração amadurecia em virtude da desordem e confusão nas plataformas do BRT para o desembarque e embarque dos estudantes e outras pessoas em visita à UFRJ. “Recebíamos relatos de pessoas descontentes com a disputa de espaço nas plataformas, muitas vezes as vans dificultavam o embarque no local. Além disso, como na Estação Aroldo Melodia também está previsto o desembarque dos passageiros do BRT Transbrasil, que deverá ter as obras retomadas, decidimos nos antecipar”, explicou o vice prefeito Celso Almeida.

Com as obras para construção da plataforma de travessia (conhecida como speedtable), a Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco ficará fechada bem ao lado da creche (sentido do hospital). Os ônibus internos que saem da Estação do BRT seguirão pela Rua Luís Renato Caldas (beirando a orla), pela Rua Maria Dolores Lins de Andrade (perto dos Bombeiros) e entrarão na Avenida Calos Chagas Filho. Depois, eles regressaram para a Estação de Integração pela Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, onde farão o contorno na própria estação para deixar os passageiros com destino ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). A partir de então, o itinerário será o habitual.

Entregue ao público em agosto de 2010, a Estação de Integração foi a primeira grande obra prevista pelo Plano Diretor da universidade e estava sendo subutilizada desde a inauguração do BRT Transcarioca. Construída para resolver o problema de mobilidade não apenas dentro do campus, mas também nas adjacências, como a aglomeração de ônibus na Avenida Brigadeiro Trompowisky, que congestionava e produzia reflexos na saída do campus.