Categorias
Memória

Fórum China–Brasil de Tecnologia Submarina

Organizado pela Coppe/UFRJ e China University Petroleum, evento será realizado de 16 a 18 de maio

A Coppe/UFRJ sediará, de 16 a 18 de maio, a primeira edição do China–Brazil Forum for Subsea Technology. Organizado pela Coppe em parceria com a China University Petroleum (CUP), de Beijing, o evento é promovido pela Society for Underwater Technology (SUT) e conta com o apoio da Unidade Embrapii-Coppe de Engenharia Submarina. A abertura do Fórum será às 9 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, Cidade Universitária.

No primeiro dia do encontro, a Coppe e a China University Petroleum vão anunciar a criação de um joint institute, o Instituto China–Brasil de Tecnologia Submarina, destinado à realização de estudos e ao desenvolvimento de tecnologias de engenharia subsea em geral. O novo instituto será coordenado pelo professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe Carlos Antônio Levi da Conceição, ex-reitor da UFRJ.

Para marcar a implantação da unidade será inaugurada, na segunda-feira (16/5), às 15 horas, a sala onde funcionará o Instituto, erguida ao lado do Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe.

Entre as linhas de pesquisa a serem estudadas, em parceria, pela Coppe e CUP, estão o desenvolvimento de projetos para exploração de petróleo em águas profundas e de aproveitamento de energias renováveis dos oceanos, como a conversão da energia das ondas e da energia das marés em eletricidade.

Alternativas para reduzir custos de produção serão debatidas

A proposta do Fórum China–Brasil de Tecnologia Submarina é discutir tecnologias de engenharia submarina focadas na produção de petróleo em águas profundas. A produção submarina de baixo custo será uma das vertentes a serem debatidas no evento por representantes das companhias de petróleo, das empresas fornecedoras de equipamentos e por pesquisadores do setor.

“Em função da queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional, a indústria está buscando novas alternativas para a produção de petróleo a preços mais baixos”, explica o coordenador do Fórum, Segen Estefen, do Laboratório de Tecnologia Submarina da Coppe. Segundo ele, entre as tendências em estudo que podem ser implantadas pelo setor no futuro, estão o aumento da utilização de sistemas de produção de petróleo no fundo do mar em substituição às estruturas flutuantes e a implantação de sistemas submarinos de armazenamento de óleo.

Ao longo dos três dias do evento serão discutidos temas como perspectivas para sistemas de produção submarina, inovações tecnológicas, segurança em operações submarinas, controle e logística, e contribuições da academia para os desafios submarinos. Veja a programação completa no site Planeta Coppe Notícias.

Destinado a profissionais do setor de petróleo e da área de engenharia submarina, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, o Fórum é aberto a todos os interessados. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pelo endereço eletrônico subseaforum@lts.coppe.ufrj.br, no qual deve ser solicitado o formulário de inscrição e é possível obter mais informações sobre o evento.  

O auditório da Coppe fica no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coppe