Nota de Falecimento – Adir Moysés Luiz

Informamos, com pesar, o falecimento de Adir Moysés Luiz, professor aposentado do Instituto de Física (IF) da UFRJ, na manhã do dia 18 de março. Formado em Física pela UFRJ (1963), fez mestrado (1966) e doutorado (1982) em Engenharia Química também pela instituição. Depois de intensa atividade acadêmica de quase meio século na universidade, com 40 anos como professor, aposentou-se no final de 2011.

Publicou inúmeros trabalhos em diversas áreas da Física, com ênfase em pesquisas sobre aplicações da supercondutividade e sintetização de materiais supercondutores. Foi autor de mais de 25 livros didáticos de Física Básica e de Termodinâmica, e quatro livros de divulgação científica a respeito da energia solar e preservação do meio ambiente e dasupercondutividade e suas aplicações. Continuou desenvolvendo pesquisas objetivando a sintetização de um material que exiba supercondutividade na temperatura ambiente. Também fez estudos para otimizar o rendimento de células solares fotovoltaicas.