Categorias
Memória

Coppe e Columbia apresentam soluções para grandes cidades

Desafio acadêmico estimula a busca de soluções tecnologicamente inovadoras para grandes cidades

Foi lançado, no dia 21 de março, o desafio acadêmico Sensing and the city, promovido pela Coppe/UFRJ e a Universidade de Columbia (EUA).  Trata-se de uma iniciativa do Centro Coppe−Columbia de Soluções Urbanas, criado em dezembro de 2015, com apoio da prefeitura do Rio de Janeiro, que tem como objetivo estimular a busca de soluções tecnologicamente inovadoras para grandes cidades. O evento é realizado simultaneamente nas duas instituições, com transmissão via web. 

A coordenadora do programa Columbia Global Centers (Rio de Janeiro), Bruna Santos, orientou os interessados a participar do desafio e apresentou os objetivos, cronogramas e metodologia. De acordo com as regras, equipes interdisciplinares de alunos das duas instituições são desafiadas a apresentarem soluções para questões sociais prementes, como saúde pública, eficiência energética, energias renováveis, ambiente urbano, transportes, internet das coisas e ambientes inteligentes.  

No primeiro dia, tanto no Rio de Janeiro quanto em Nova Iorque, alunos de mestrado e doutorado, além de pesquisadores pós-doc, apresentaram propostas para responder às questões do desafio. No dia 22 de março, foram realizadas as sessões expositivas; e na quinta-feira, 24, das 19h às 21h, serão promovidos os workshops. O encerramento será no dia 20 de abril, das 10h às 13h (horário de Brasília).
 
Propostas vão de sensores para mobiliário urbano à iluminação de ciclovias 
As propostas apresentadas pelos alunos que participaram do primeiro dia do desafio abordam temas como: iluminação de ambientes internos com uso de fibra ótica; a incorporação de sensores ao mobiliário urbano; a mensuração da poluição atmosférica causada pelo tráfego urbano, em locais específicos como pontos de ônibus, e análises focadas em áreas delimitadas como quarteirões; e a transformação da deformação de concreto em energia elétrica, levando em conta o planejamento municipal de expandir a rede de ciclovias da cidade e a má iluminação das mesmas, provocando insegurança aos ciclistas. 

Segundo o vice-diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, o desafio é uma oportunidade de pensar em soluções para problemas que são comuns nas grandes cidades, ainda que apresentados em diferentes graus. “Muitas das aplicações propostas pelos alunos podem ser testadas aqui mesmo, na Cidade Universitária”, acrescentou Toledo. 

Na avaliação de Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers, à medida que se endereçam problemas urbanos, outras áreas do conhecimento, como arquitetura, planejamento urbano e saúde pública, se somam à engenharia, tornando possíveis abordagens interdisciplinares a essas questões. 

O vice-diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, o geógrafo Pedro Arias, da prefeitura do Rio de Janeiro, e os professores Fred Jiang, Andrew Smyth, David Benjamin, Andrew Rundle e Svebor Karaman, da Universidade de Columbia, apresentaram alguns projetos de pesquisa voltados para problemas urbanos, já em curso nas duas instituições.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ