UFRJ terá novo campus em Duque de Caxias

A universidade terá em 2015 um novo campus, em Duque de Caxias. As novas instalações ficarão num terreno de 120 mil metros quadrados, cedido esta semana pela prefeitura do município. Até 2016, a universidade poderá ultrapassar a marca de mil alunos no município.

Até 2016, a universidade poderá ultrapassar a marca de mil alunos no município

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) terá em 2015 um novo campus, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As novas instalações ficarão num terreno de 120 mil metros quadrados na Rodovia Washington Luiz, em Santa Cruz da Serra, cedido esta semana pela prefeitura do município para a universidade.

O lugar foi inicialmente reservado para as instalações do que seria a Universidade Pública Municipal, projeto abandonado pela prefeitura local. O objetivo da UFRJ é iniciar a transferência das instalações que possui em Xerém para o novo campus já em março do ano que vem, com o início do período letivo, mas a transferência será gradual, com adaptação de salas e laboratórios.

O reitor Carlos Levi afirmou que as mudanças serão muito positivas para a universidade e para o município: “Os ganhos para a UFRJ são significativos em todos os aspectos, já que o novo espaço será mais amplo e com instalações mais adequadas. Nosso objetivo é qualificar alunos em profissões e áreas inovadoras, que coincidem com o perfil das indústrias do complexo petroquímico de Duque de Caxias”, afirmou.

Hoje, a UFRJ oferece em Xerém os cursos de graduação em Ciências Biológicas/Biofísica, Ciências Biológicas/Biotecnologia e Nanotecnologia, para 455 alunos. Na pós-graduação, 81 alunos cursam o mestrado profissional em Informação Científica para Professores de Biologia, voltado para professores da Educação Básica.

Em 2015, esse número sobe para 746 alunos, quando a UFRJ receberá novos estudantes em todos os cursos da graduação e da pós, e mais 25 alunos de um novo programa de mestrado, para formação de professores de Matemática.

O Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ aguardava a disponibilidade de infraestrutura para a criação dos cursos de Biofármacos e Engenharia Física no município. Com o novo campus, a universidade poderá levar os dois novos cursos para Duque de Caxias, alcançando cerca de mil alunos no município.

Obras de adaptação

A UFRJ precisará adequar salas de aula e banheiros,  realizando reparo geral nos prédios. A parte que demanda mais atenção é relativa à energia elétrica, água, rede de telefonia e internet, e a um acesso principal, que ligará a rodovia ao campus. O terreno possui, inclusive, uma quadra poliesportiva, que passará por reforma posterior.