Nota de falecimento

Com pesar, comunicamos o falecimento da professora Yonne Leite, professora aposentada da UFRJ. Com 50 anos dedicados à pesquisa de línguas indígenas no Brasil, sobretudo da língua Tapirapé, ela foi professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional e no Departamento de Línguas Vernáculas da universidade. Yonne Leite faleceu na última segunda-feira, 22 de dezembro.

A professora foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e formou gerações de linguistas brasileiros.

Graduou-se em letras neolatinas pela UFRJ em 1957 e doutorou-se em linguística pela University of Texas at Austin (1974). Professora adjunta IV aposentada da UFRJ e bolsista 1A em produtividade em pesquisa do CNPq, recebeu a medalha Oskar Nobling: Honra ao Mérito Linguístico e Filológico (1976) e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002). Foi presidente da Associação Brasileira de Linguística (1979-1981) e da Associação Brasileira da Antropologia (1998-2000).