">Professores e alunos poderão avaliar seu curso e suas disciplinas até o dia 15/9. A ferramenta está disponível na opção “Serviços” do Siga e os relatórios parciais já estão acessíveis no site da PR-1, no menu “Sistemas de Avaliação de Cursos”.

Últimas semanas para alunos e professores avaliarem disciplinas de graduação da UFRJ

Por Isabella Cardoso e Jean Souza

No segundo semestre de 2013, 4.755 alunos de graduação da UFRJ participaram de uma pesquisa sobre avaliação das disciplinas e turmas da universidade. Para eles, 80% dos professores tinham conhecimento bom ou ótimo sobre as matérias ministradas. Cerca de 65% dos docentes, na opinião dos estudantes, tinham avaliação boa ou ótima, quanto à transmissão dos conhecimentos com clareza e entusiasmo.

No início do mesmo ano, o Instituto de Física foi a unidade de ensino melhor avaliada no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), com mais de 75% dos alunos classificando como bom ou ótimo o cumprimento do conteúdo da matéria passada em sala de aula.

As informações acima são alguns exemplos dos resultados da extensa avaliação, promovida semestralmente pela pró-reitoria de Graduação (PR-1) da UFRJ, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

A participação dos alunos e professores na resposta aos questionários é de 13%, em média, índice que pode e deve ser bastante ampliado, na avaliação da Reitoria, por se tratar de um importante mecanismo, capaz de identificar tanto deficiências como aspectos positivos, e orientar as políticas futuras da universidade.

A pesquisa, intitulada Sistema de Avaliação de Cursos de Graduação, permite que docentes e discentes atribuam conceitos, numa escala de péssimo a ótimo, para diversos aspectos de cursos, disciplinas e infraestrutura da UFRJ, entre outros fatores. Através do sistema, alunos avaliam professores e vice-versa, e também analisam seus próprios desempenhos.

A pesquisa pode ser respondida até 15/9.

Centro de Tecnologia é a unidade com maior participação

Em sua aplicação inicial, no primeiro semestre de 2013, 8.505 alunos responderam aos questionários. Ao todo, 5.689 turmas foram avaliadas. As unidades com maior participação foram o Centro de Tecnologia (CT), com 22,5%; o Centro de Letras e Artes (CLA), com 18,8%; o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), com quase 15,5%; e o Centro de Ciências da Saúde (CCS), com 15%.

Os docentes também passaram a avaliar as disciplinas e as turmas, no semestre seguinte. Na ocasião, 2.887 professores participaram desta segunda edição da pesquisa.
Em 2013/1, na opinião dos alunos, 70% dos professores cumpriram o conteúdo da matéria de maneira boa ou ótima, e 59% tiveram classificação boa ou ótima quanto aos métodos para facilitação da aprendizagem da matéria.

Na avaliação referente a 2013/2, a pesquisa mostrou que, segundo os estudantes que participaram, 66% das aulas tinham classificação boa ou ótima, quanto à coerência com o conteúdo cobrado nas avaliações.

Para responder à pesquisa, basta acessar a opção “Serviços” do Siga, e clicar em “Avaliação de disciplinas e docentes”. Os relatórios parciais referentes às pesquisas já podem ser acessados no site da PR-1 no menu  “Sistemas de Avaliação de Cursos”.