Museu Nacional convida a participação da reunião “Arquivos da UFRJ: experiências e propostas”

Senhores Diretores de unidades e aos Senhores responsáveis pela curadoria de acervos arquivísticos.

Entendendo os arquivos como registros materiais de nossas ações ao longo do tempo e, portanto, fonte fundamental para conhecimento e prova, vimos considerá-los como instrumento imprescindível para a salvaguarda e divulgação de nossa memória institucional, cultural e científica.

Nesta Universidade, são múltiplos os espaços ocupados em acumular, preservar e divulgar documentos de arquivos oriundos das diversas atividades a que nos dedicamos, sejam elas administrativas, acadêmicas ou científicas. Trabalhamos em nossos núcleos, quase reclusos, preocupados em dar forma e unidade ao grande volume documental sob nossa responsabilidade, mas dialogamos pouco entre nós na busca de uma uniformidade de procedimentos metodológicos que permitam maior circulação, uso e valorização dessas informações/patrimônio.

Como uma das mais expressivas universidades da América Latina e de nosso país, ainda carecemos de uma política de acumulação, produção, divulgação e uso de acervo arquivístico (Política de Arquivos), bem como de instrumentos e logísticas que permitam sua informatização de forma segura, adequada, eficiente e uniforme.

Algumas iniciativas já foram tomadas com a intenção de reverter essa situação, como a criação do Grupo de Trabalho para implantação do SIMAP – Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (GT SIMAP), idealizado para atuar como um articulador de políticas institucionais gerais para este diversificado conjunto, respeitando a diversidade e a singularidade de seus componentes. Proposto pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) a partir das diretrizes da Política Cultural e de Difusão Científico-Cultural da UFRJ elaboradas durante os seminários do Ciclo Você faz Cultura 2012.

A complexidade de uma política abrangente nesta área, assim como a necessidade de reunir e organizar profissionais altamente qualificados, meios institucionais e materiais constituem nosso principal desafio. A constituição do SIMAP, certamente permitirá avançar, progressivamente, na elaboração e consolidação de políticas de médio e longo prazo e deverá ser um órgão do Fórum de Ciência e Cultura, assegurando em sua estrutura e regimento, formas de representação de unidades, centros, museus, acervos e arquivos da Universidade.

O GT-SIMAP, em sua origem, reúne representantes da Coordenação do Fórum de Ciência e Cultura, da Divisão de Preservação de Imóveis Tombados (DIPRIT), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Casa da Ciência, Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI), Superintendência de Difusão Cultural do FCC, Museu da Geodiversidade e Museu Nacional, e busca estabelecer as bases gerais sobre as quais será desenvolvida sua proposta preliminar.

Ações e debates relativos aos museus e ao patrimônio edificado da UFRJ já se encontram em andamento. Da mesma forma, esperamos estimular o debate e as discussões referentes ao acervo arquivístico da UFRJ.

Pelo exposto, gostaríamos de convidá-los a participar da reunião "Arquivos da UFRJ: experiências e propostas", no dia 27 de agosto de 2014, de 10:00h às 13:00h, no auditório Archimedes Memória, 3° andar, prédio da Reitoria. Essa reunião se propõe a apresentar algumas ideias iniciais, trocar e receber experiências referentes aos nossos arquivos.

Dessa forma acreditamos poder dar início à estruturação de um Sistema de Arquivos para a UFRJ que contemple a rica diversidade contida em seus acervos.

Solicitamos a gentileza de confirmar presença pelo telefone 3938-6921 ou pelo e-mail alufelias@mn.ufrj.br.

Cordialmente,

Claudia Rodrigues Carvalho
        Coordenadora do GT SIMAP

Carlos Vainer
        Coordenador do FCC

Profa. Claudia Rodrigues Carvalho
        Direção – Museu Nacional/UFRJ.