Prefeitura viabiliza reabertura da restaurante de Letras

RU da Faculdade de Letras reabre com novos aparelhos de ar-condicionado e áreas de ventilação com acabamento

Depois de quase seis meses fechado, o Restaurante Universitário (RU) da Faculdade de Letras (FL) foi reaberto em 11/8. A parada permitiu uma série de reformas, que trarão mais conforto aos usuários e à equipe que trabalha no local, além de atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma força tarefa com operários da própria administração da faculdade, em conjunto com profissionais da Prefeitura Universitária, resolveu os problemas de vazamentos e infraestrutura.

Embora a capacidade de atendimentos permaneça, por razões contratuais, em 1.800 refeições/dia, o local está bem mais arejado, iluminado e agradável. Logo no primeiro dia, após a reabertura, 1.560 refeições foram servidas aos estudantes no almoço e no jantar e a estimativa é que o número cresça, conforme explicou a diretora do Sistema de Alimentação da UFRJ, professora Lúcia Andrade. "Temos uma limitação espacial no RU da Letras, mas os alunos vão deixar de sofrer com o calor e a sensação de abafamento nos dias quentes", disse Lúcia.

De acordo com o vice-prefeito da Cidade Universitária, Paulo Mário Ripper, foram instalados cinco novos aparelhos de ar-condicionado de 60 mil BTUs para atender ao salão principal e outros dois de 12 mil e 9 mil BTUs, respectivamente, para a área administrativa. "Houve uma demanda direta da Reitoria para nossa intervenção. Em três semanas, refizemos a parte elétrica do restaurante, com troca de fiação e novos quadros elétricos; instalamos os condicionadores de ar e criamos áreas de ventilação com acabamento em esquadrias de alumínio, grades e telas milimétricas, conforme normas de vigilância sanitária", informou ele, acrescentando que a pintura e a troca do forro ficaram sob responsabilidade da equipe da administração do prédio.

O RU ficou fechado durante o último semestre devido às fortes chuvas de dezembro de 2013, que danificaram a estrutura e a rede elétrica do local. Para que os estudantes não fossem prejudicados, o RU Central ampliou de 405 para 565 o número de lugares e passou a servir 2.800 refeições/dia, enquanto o restaurante do Centro de Tecnologia (RU-CT) ampliou o horário de atendimento para atender a mais 400 estudantes diariamente. No entanto, com a reabertura do RU Letras, a capacidade do RU Central permanecerá inalterada. Já o RU-CT atenderá entre 10h30 e 14h. Na Faculdade de Letras, o almoço será servido das 11h15 às 14h, e o jantar, das 17h30 às 20h.