No dia 6 de agosto, às 9h, o professor Fábio Rúbio Scarano ministrará a Aula Inaugural para novos alunos do CCS. O tema é “O desafio do diálogo entre a ciência e a tomada de decisão: um papel para o profissional pós-moderno”.  Ao final, haverá show musical de Victor Biglione.">No dia 6 de agosto, às 9h, o professor Fábio Rúbio Scarano ministrará a Aula Inaugural para novos alunos do CCS. O tema é “O desafio do diálogo entre a ciência e a tomada de decisão: um papel para o profissional pós-moderno”.  Ao final, haverá show musical de Victor Biglione.">

Aula inaugural no CCS será sobre o papel do profissional pós-moderno e terá show de Victor Biglione

Por Lenin Novaes

No dia 6/8, quarta-feira, às 9h, no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no subsolo do Bloco K do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), será realizada a Aula Inaugural do segundo semestre para os novos alunos e convidados, sob o título “O desafio do diálogo entre a ciência e a tomada de decisão: um papel para o profissional pós-moderno”, ministrada pelo professor Fábio Rúbio Scarano. No início do evento, a professora Maria Fernanda Quintela, decana do CCS, fará a apresentação da estrutura acadêmica e administrativa do Centro de Ciências da Saúde  e, ao final, haverá show musical de Victor Biglione.

O prof. Fábio Scarano ministrará a Aula Inaugural do CCS
O professor Fábio Scarano é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília e PhD em Ecologia pela Universidade de Saint Andrews, na Escócia. Realizou estágios pós-doutorais na Universidade Tecnológica de Darmstadt, na Alemanha, e na Universidade de Minnesota, nos EUA. Desde 1993, é professor associado do Departamento de Ecologia do Instituto de Biologia da UFRJ.

O pesquisador é integrante da Linnean Society de Londres e, por seis anos, foi coordenador da área de Ecologia e Meio Ambiente na Capes/MEC. Também foi diretor de Pesquisas Científicas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro por dois anos. Desde 2011, é autor principal para os Painéis Brasileiros de Mudanças Climáticas e para o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o IPCC.

Scarano tem mais de 100 artigos e capítulos de livros publicados sobre temas ligados à ecologia, conservação da biodiversidade, mudanças climáticas e política ambiental. Tem três livros publicados, sendo que, o mais recente, Biomas Brasileiros, foi agraciado com o Prêmio Jabuti, em 2013.

SWINGING LONDON

Com uma formação de power trio, o guitarrista Victor Biglione, acompanhado por Dario Toddy no baixo e Victor Bertrami na bateria, vai apresentar o show Swinging London, das 12h às 13h, no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco, retomando seu trabalho de “classic rock”. Esse show trata de uma época riquíssima culturalmente na capital inglesa, principalmente no rock e no resgate britânico do blues.

Victor Biglione consagrou-se no Brasil e no estrangeiro como um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade, conquistando o reconhecimento do público e dos críticos.