Categorias
Memória

Testes gratuitos e informações sobre Hepatite C na Cidade Universitária

Vírus que atinge uma em cada 33 pessoas no mundo, a Hepatite C costuma ser uma doença silenciosa. A Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) realizou testes gratuitos para a comunidade acadêmica e, com o êxito da iniciativa, vai repetir a dose em 5 de setembro.

 

Vírus que atinge uma em cada 33 pessoas no mundo, a Hepatite C costuma ser uma doença silenciosa, na maioria dos casos; o indivíduo pode passar anos sem saber que está contaminado.

 

Ciente desse perigo, a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), em parceria com o Programa de Combate à Hepatite C, realizou ontem no Centro de Tecnologia (CT) e hoje no hall da Reitoria, das 9h às 14h, testes gratuitos para detectar a patologia. Casos positivos foram encaminhados ao Hospital Universitário (HU) para uma nova bateria de exames complementares.

Além disso, foi preparado um folder com as principais informações sobre a doença: principais vias de transmissão, sintomas, fatores de risco, diagnóstico e evolução da doença. Como não há, atualmente, nenhuma vacina contra a Hepatite C, a conscientização é fundamental. Cerca de 500 pessoas participaram do evento, entre estudantes, professores e técnico-administrativos.

Em função da demanda e da necessidade de mais informação sobre o vírus, um novo encontro acontece no dia 5 de setembro, das 9h às 14h, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj).

O Sintufrj fica na Praça Jorge Amado Moreira, na Cidade Universitária.