Votação sobre adesão da UFRJ à Ebserh não acontece

A sessão do Conselho Universitário (Consuni) que deliberaria, nessa última quinta (9/5), acerca da adesão da UFRJ à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) chegou ao fim sem que a votação fosse realizada. O prazo regimental das 14 horas não foi suficiente para que o expediente fosse concluído e os conselheiros pudessem deliberar sobre esse ponto de pauta. A data da próxima sessão é dia 23 de maio, quando o tema deverá ser votado.

Durante o expediente, o professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), reafirmou a posição do centro, contrária à contratação da Ebserh. "A universidade precisa se posicionar de maneira propositiva perante a sociedade sobre o controle social, precisamos de autonomia para pensar, propor e formar pessoas. Isso é importante para a democracia", afirmou. O decano abordou ainda o papel dos hospitais no contexto universitário federal. “Os HUs [Hospitais Universitários] não são simplesmente unidades operacionais que têm metas a cumprir. Nossa missão conceitual é outra. O meu centro já se posicionou claramente: nós não queremos a Ebserh de jeito nenhum, nem em hora nenhuma", concluiu.

Apuração de Rodrigo Ricardo e Silvana Sá (Adufrj/Ssind)