Abastecimento no campus de Xerém volta ao normal

Aulas no campus universitário da UFRJ em Xerém foram retomadas na segunda-feira (14/1), com a normalização do abastecimento de água ao local.

As aulas no campus universitário da UFRJ em Xerém foram retomadas nessa segunda-feira (14/1), com a normalização do abastecimento de água ao local. Desde a semana passada, equipes da Prefeitura Universitária (PU) monitoram o fornecimento de água, que estava ocorrendo de forma intermitente e precária em virtude da forte chuva que atingiu o distrito de Duque de Caxias no início do ano.

De acordo com a diretora da Divisão de Água e Esgoto da PU, Lucy Grisolia, a represa de João Pinto, que capta água na Reserva Biológica do Tinguá e é responsável pelo abastecimento em grande parte de Xerém, foi muito prejudicada com o temporal. A Cedae estava realizando manobras para levar água da Estação do Guandu para a região, mas durante as operações o fornecimento ficava descontínuo. "Na vistoria que fiz em Xerém, constatei que a cisterna com capacidade para 50 mil litros estava vazia, mas em condições normais de uso. A Cedae se prontificou a enviar um carro-pipa para atender parte da demanda diária de 25 mil litros do campus. Porém, não foi necessário, pois o fornecimento foi restabelecido na manhã de segunda-feira", informou Lucy Grisolia.

Além da sujeira nas salas de aula, na secretaria e nos laboratórios próximos ao campo de futebol, em quase nada o campus de Xerém foi atingido pelas chuvas. No entanto, o local serviu como Posto de Comando de Operações do Corpo de Bombeiros, das polícias militar e civil, e da Defesa Civil (estadual e municipal) nos dias subsequentes à enchente que atingiu a região e deixou centenas de desabrigados, inclusive estudantes da UFRJ.

A Prefeitura Universitária estuda como realizar a distribuição de donativos para os atingidos pelas chuvas na região. A sala da Fundec, no polo de Xerém, estava sendo utilizada pelos voluntários que recolhiam alimentos doados por alunos da universidade, mas havia relatos de dificuldades na redistribuição dos produtos. "Estamos vendo a melhor maneira de dar apoio logístico a esse trabalho voluntário. Durante esse período crítico, acompanhamos e demos suporte à administração do polo de Xerém para abastecimento e controle da qualidade de água junto à Cedae, e continuaremos unidos para ajudar todos os prejudicados pela tragédia", informou o vice-prefeito Paulo Mario Ripper.