UFRJ abre vagas para transferência externa

Vagas serão oferecidas em três editais voltados para estudantes e profissionais já formados, que pretendem concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da UFRJ.

Fernanda Távora

A UFRJ acaba de lançar três editais voltados para estudantes e profissionais já formados, que pretendem concorrer a uma vaga de seus cursos de graduação. Pela segunda vez, a universidade publica o edital de Transferência Externa Especial, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro para avaliação. Além deste, foram divulgados os editais para os concursos de Transferência Externa Facultativa e por Isenção de Concurso de Acesso.

Serão oferecidas 749 vagas para a Transferência Externa Facultativa, voltada para candidatos que estão cursando graduação em outras instituições de ensino superior e desejam ingressar na UFRJ. O edital para Transferência com Isenção de Concurso de Acesso oferece 535 vagas e é destinado a candidatos que já possuem diploma e desejam cursar uma nova graduação.

O período de inscrição será entre 16 e 24 de janeiro, e os candidatos deverão atentar para a etapa de entrega de documentos, entre os dias 16 e 25 do mês.

A realização das provas específicas será entre 20 e 22 de fevereiro. Os detalhes sobre as avaliações serão divulgados em normas complementares, a partir da primeira semana de janeiro.

Transferência Externa Especial

Para a Transferência Externa Especial serão oferecidas 817 vagas para o primeiro semestre de 2013, sendo exclusivas para o ingresso no 3º período dos cursos de graduação da UFRJ.

Para se candidatar é preciso estar com matrícula ativa em outra instituição de ensino superior e ter iniciado a graduação no primeiro período letivo de 2012. Nessa modalidade, não haverá realização de provas e o candidato será avaliado exclusivamente pelo somatório de notas das provas de 2011 do Enem. A pontuação mínima para concorrer no edital é de 2093,6 pontos.

O período de inscrição será entre 9 e 13 de janeiro, com posterior etapa de entrega de documentos.

Todos os editais estão disponíveis em www.acessograduacao.ufrj.br. Não serão cobradas taxas de inscrição.