Encerramento do seminário “Você Faz Cultura”

O seminário de encerramento e a plenária final do “Você Faz Cultura” ocorreram hoje (21/11) no Fórum de Ciência e Cultura. O evento, que teve início em 28 de agosto e é promovido pelo FCC, objetivou discutir  coletivamente questões relevantes para a formulação de uma política de difusão científico-cultural e artística para a UFRJ.

Participaram dos seminários diversos segmentos da universidade, de diferentes áreas de conhecimento. A opinião pública deu a sua contribuição por meio de uma pesquisa, realizada no site do Fórum de Ciência e Cultura. Além disso, pesquisadores, dirigentes de instituições culturais e gestores públicos das três esferas do governo também marcaram presença, integrando as mesas durante o ciclo de debates.

O resultado da iniciativa foi a formulação de um documento que contém as principais diretrizes, programas, projetos e ações culturais. Um dos principais pontos do documento aponta a necessidade de estabelecer a intensificação do diálogo entre distintas áreas do conhecimento, como ciências exatas e ciências humanas, a fim de que produzam ideias em conjunto.

Outro tópico destacado, não menos importante, foi a maior democratização dos espaços culturais para as escolas públicas, pois essa grande parcela da população, infelizmente, carece de contato com esse patrimônio. O documento ainda ressalta, entre outros pontos, que a UFRJ deve promover iniciativas no espaço público, com o intuito de difundir a cultura para a sociedade.