">Está oficialmente aprovada a criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Os CEPs estão fundamentados na resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, que determina que “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa”. Este é apenas o segundo CEP na área das Ciências Humanas existente no país. O primeiro funciona na Universidade de Brasília (UnB).

CFCH cria Comitê de Ética em Pesquisa

CEP−CFCH é apenas o segundo do país na área das Ciências Humanas

Pedro Paulo Bicalho, professor do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, será o coordenador do CEP−CFCH. Doutor em Psicologia pela UFRJ, coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e conselheiro titular do Conselho Nacional de Segurança Pública – vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça –, Bicalho explica que a principal motivação para a criação do CEP foi “a necessidade de um olhar dos avaliadores da área das Ciências Humanas, e não apenas da área de Saúde, na análise das pesquisas”. Ainda de acordo com o coordenador, o principal desafio do CEP–CFCH “é torná-lo visível para toda a comunidade acadêmica”.

Além de Bicalho, coordenador do CEP–CFCH, e Ludmila Cavalcante, professora da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ e coordenadora adjunta, o Conselho será composto por dez integrantes titulares e seus respectivos suplentes: um representante de cada uma das oito unidades do CFCH, um representante escolhido pela Decania do CFCH e um  da comunidade não acadêmica. São eles:

Membros Titulares:
– Pedro Paulo Gastalho Bicalho, coordenador-geral, docente do Instituto de Psicologia;
– Ludmila Fontenele Cavalcanti, coordenadora adjunta, docente da Escola de Serviço Social;
– Abílio Valério Tozini, representante da sociedade civil;
– Beatriz Maria Alasia de Heredia, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais;
– Edna Maria Galvão de Oliveira, historiadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida;
– Lilia Guimarães Pougy, coordenadora de Integração Acadêmica de Pós-Graduação do CFCH;
– Patrícia Corsino, docente da Faculdade de Educação;
– Regina Maria da Cunha Bustamante, docente do Instituto de História;
– Suzy Santos, docente da Escola de Comunicação.

Membros Suplentes:
– Alice Amélia Oliveira de Mello Mattos, representante da sociedade civil;
– Anna Marina Madureira de Pinho Barbará Pinheiro, coordenadora de Integração Acadêmica de Extensão do CFCH;
– Celeste Azulay Kelman, docente da Faculdade de Educação;
– Eduardo Mourão Vasconcelos, docente da Escola de Serviço Social;
– Joana Domingues Vargas, docente do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida;
– Marcos Dantas Loureiro, docente da Escola de Comunicação;
– Maria Clara Marques Dias, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais;
– Sheila de Souza Backx, coordenadora de Integração Acadêmica de Graduação do CFCH;
– Simone Gomes Ouvinha Peres, docente do Instituto de Psicologia;
– William de Souza Martins, docente do Instituto de História.

Segundo o coordenador, o início das atividades acontecerá em maio de 2013, após a realização do Seminário de Ética em Pesquisa do CFCH, previsto para abril do próximo ano.