Categorias
Memória

UFRJ recebe prêmio por excelência em produção científica

A UFRJ recebe nesta quarta-feira, 18/10, premiação por excelência em produção científica. Trata-se da segunda edição do Prêmio SciVal Brasil, uma iniciativa da Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes-MEC)

O reconhecimento consagra instituições brasileiras de ensino e pesquisa que se destacaram em artigos de revisão, colaborações nacionais e internacionais, citações por documento e outros indicadores de produção científica.

De acordo com pesquisas recentes, o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. Nesse contexto, o prêmio homenageia instituições que mais contribuem para o desenvolvimento científico do país.

Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de avaliação SciVal, da Elsevier, como a colaboração com instituições brasileiras e estrangeiras e citações por documento. As instituições vencedoras no ano anterior foram excluídas do critério que as premiaram.

O Prêmio SciVal acontece também em outros países do mundo, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas. A cerimônia acontece a partir das 19h, no Espaço Patrícia Buffet (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 01, Conj. 01), Brasília.