Escola de Belas Artes inaugura novo espaço com videoinstalação

Jessika Peixoto

O Espaço Vórtice, novo local expositivo da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ, que foi reformado para divulgar novos talentos e estimular as relações entre teoria e prática artística, será inaugurado no dia 29 de outubro, às 13h.

A primeira exposição será a videoinstalação “Como Desenhar Cabeças”, de Simone Michelin, professora da EBA-UFRJ e doutora pelo programa Center for Science, Technology and Art Research/CAiiA-STAR, da University of Plymouth, no Reino Unido. A artista visual, que pertence à segunda geração da videoarte nacional, trabalha com tecnologias de ponta na criação da obra de arte e tem sido pioneira nas investigações em arte eletrônica no Brasil.

A videoinstalação coloca em questão aspectos do paradoxal poder das imagens e dos métodos de reprodução do conhecimento, a partir da apropriação de fragmentos do filme A Laranja Mecânica, de Stanley Kubrik.
A exposição ocorrerá de 30 de outubro até 23 de novembro, de segunda a sexta, entre 9h e 17h. O espaço fica no 7º andar do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária. A entrada é franca e a classificação etária é livre.

Após esse período, o Espaço Vórtice apresentará a exposição do ilustrador Rui de Oliveira, de 27 de novembro a 20 de dezembro. Além do reconhecido trabalho em ilustração e animação, Rui de Oliveira é professor da EBA-UFRJ e doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).