A Casa da Ciência da UFRJ e o Projeto Portinari convidam toda a família para curtir, de 11 a 14 de outubro, a programação especial da semana da criança.

">A Casa da Ciência da UFRJ e o Projeto Portinari convidam toda a família para curtir, de 11 a 14 de outubro, a programação especial da semana da criança.

">
Categorias
Memória

Portinari para crianças – Arte e meio ambiente

A Casa da Ciência da UFRJ e o Projeto Portinari convidam toda a família para curtir, de 11 a 14 de outubro, a programação especial da semana da criança.

Portinari para crianças - Arte e meio ambiente
A Casa da Ciência da UFRJ e o Projeto Portinari convidam toda a família para curtir, de 11 a 14 de outubro, a programação especial da semana da criança. No evento "Portinari para as crianças", brincadeira e arte caminham de mãos dadas. Serão oferecidos para a garotada oficinas de música e dança, contação de histórias, espetáculos teatrais e cineclube. As atividades são inspiradas em 28 obras do grande pintor brasileiro Candido Portinari, cujas réplicas integram a exposição "Portinari – Arte e meio ambiente", em cartaz na Casa até 16 de dezembro.

As obras podem ser visitadas ao sabor de muitas histórias, que serão narradas nos jardins da Casa. A contação de histórias, que ficará por conta de Isabel Reis e Andrea Pestana, será acompanhada por oficinas de pintura e argila, sob coordenação da responsável pelo Núcleo de Arte, Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avelar. O objetivo é valorizar os materiais coletados na natureza – pedras, folhas, flores, conchas e areia.

Outra atração será a confecção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados. Os músicos e professores de arte Leonardo Fuks, criador da Ciclofônica, e Paulo Telles, do Colégio Pedro II, irão realizar um animado circuito pela exposição, apresentando músicas populares tradicionais e instigantes temas sonoros. Em seguida, oferecem uma oficina para fabricação de novos instrumentos, com a participação do público.

O projeto Faz e Acontece, da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, irá apresentar o espetáculo Brincadeiras de criança – arte de Portinari, explorando o mundo das artes, do teatro e da dança. O ponto de partida é o universo infantil do brincar e da cultura popular. Segundo a coordenadora do projeto, a professora Ana Lúcia Coelho, “rememoram-se antigas brincadeiras que povoaram a temática lúdica do grande pintor brasileiro, com o objetivo de sensibilizar o publico infanto-juvenil”.

E pra quem gosta de cinema, será exibido no Cineclubinho o desenho animado Kiriku e a Feiticeira (1997, França-Bélgica-Luxemburgo, Michel Ocelot), selecionado pela pedagoga da Casa da Ciência, Monica Atalla.

A entrada é franca. Venha se divertir e comemorar com a gente a semana da criança!

Programação completa