Categorias
Memória

Professor da Comunicação fala sobre Guimarães Rosa

O professor da Escola de Comunicação (ECO−UFRJ) Renzo Taddei vai participar da terceira mesa do evento “Terioscopia: rastros e metamorfoses entre bichos e gentes”, que acontece dia 9 de outubro, terça-feira, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

O evento se baseia no projeto de Guimarães Rosa. O autor, conhecido como um “animalista notável”, pensou em publicar um livro que reunisse todas as suas descrições de animais, esboçando uma série de títulos inusitados, como “Bestiário amoroso”, “Zodião”, “Animalogia” e “Terioscopia”.

Mantida em aberto, é essa ideia que agora aglutina antropólogos, poetas e cineastas em torno de temas suscitados por sua obra: o confronto com pontos de vista não humanos e a busca de formas que expressem o que é ambíguo e sem contornos definidos, a transposição de fronteiras ontológicas e o deslocamento de perspectiva.

No evento, serão discutidos Rosa e Clarice Lispector: “Meu tio o iauaretê”, “A pantera de Rilke e o homem-urso de Herzog”, entre outros. A entrada é franca. A Fundação Casa de Rui Barbosa fica na Rua São Clemente, 134 – Botafogo. Outras informações e a programação completa estão disponíveis no link http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=not%C3%ADcias&ID_M=2414.