">O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH/UFRJ) realizará o seminário “Ameaças e desafios transnacionais à segurança energética do Brasil”. O evento faz parte da 3ª edição do projeto “Defesa nacional e segurança internacional” e acontece dia 20 de setembro.

Segurança energética será tema de seminário do Nepp-DH

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH/UFRJ) realizará o seminário “Ameaças e desafios transnacionais à segurança energética do Brasil”. O evento faz parte da 3ª edição do projeto “Defesa nacional e segurança internacional” e acontece dia 20 de setembro, das 9h30 às 17h, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs-UFRJ).

A abertura contará com a presença de Alexandre Zhebit, professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH-UFRJ) e do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE-UFRJ), e de Jorge Calvário dos Santos, representante da Escola Superior de Guerra (ESG).

Além disso, o seminário será composto por dois painéis, cada qual abordando um tema. O primeiro será sobre segurança energética e o segundo sobre a escassez de recursos e desenvolvimento regional.

Convidados como Fernando Siqueira (Petrobras), Serguei Gurevsky (cônsul de Belarus), Samuel Ossa (cônsul-geral do Chile), Michael Karlin (Project Caring for our Future) estão confirmados.

O Salão Nobre do Ifcs fica no Largo de São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail
inscricoes@consorciorj.com