Estudantes do curso de DGEI visitam Floresta Amazônica

Alunos do curso de graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI) da UFRJ participaram da primeira visita técnica do curso à Floresta Amazônica.

Alunos do curso de graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI) da UFRJ participaram, entre os dias 23 e 27 de julho, da primeira visita técnica do curso à Floresta Amazônica, no Projeto Formadores de Opinião, coordenado pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX). O projeto, apoiado pelo Comando Militar da Amazônia e pela Força Aérea Brasileira, divulga a estudantes de universidades públicas e privadas as atividades do Exército Brasileiro.

A convite da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), os alunos Jéssica Germano, Juliana Barros, Pedro Sá e Thuany Diniz integraram uma comitiva de 27 estudantes e professores de São Paulo (Oboré Projetos Especiais em Comunicação e Artes) e Rio de Janeiro (ECEME e DGEI/UFRJ) para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Exército na Amazônia e avaliar o valor estratégico da região para o país.

Durante os cinco dias, o grupo recebeu instruções de sobrevivência na selva (alimentação, tiro, estudo do veneno de serpentes e pernoite) e realizou sobrevoos nas áreas de fronteiras. As atividades incluíram, ainda, visitas guiadas a organizações militares da Amazônia e à comunidade indígena. Com foco na defesa do território nacional, a programação incluiu palestras com os militares, entre as quais uma conferência do general de Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Boas.