Encontro para o debate sobre o PNE e o Reuni na Ocupação Cultural do ex-Canecão

Por Aline Pina

Na última terça (31/7), como parte da programação da Ocupação Cultural do ex-Canecão, aconteceu o encontro “Debate: PNE e Reuni”. O objetivo foi esclarecer os projetos existentes para a Educação, por parte do Governo Federal. Participaram Tadeu Alencar, do DCE Mário Prata, Vera Salim, professora da COPPE-UFRJ, e Gabriel de Melo, da Associação Nacional dos Estudantes Livres (Anel). O debate foi mediado por Riam Rodrigues, estudante de pós-graduação da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) e membro do coletivo “Quem vem com tudo não cansa”.

Os palestrantes apresentaram um breve histórico do Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) – programa do Governo Federal implementado em 2007, através do decreto 6096 – e do Programa Nacional de Educação (PNE) e apontaram críticas. Um dos temas discutidos foi a falta de cumprimento das propostas, como o investimento de 10% do PIB para a Educação.

Negociação

Após a rejeição da última proposta do governo, os professores federais realizaram assembleias locais em cada universidade, com o objetivo de elaborar uma contraproposta. O documento será entregue nesta quarta (1º/8), às 19h, em reunião no Ministério do Planejamento.