">Quatro programas de pós-graduação de unidades do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ ascenderam de posição na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), realizada em 2010. Confira.

Programas de pós-graduação do CFCH sobem de nível na avaliação da Capes

Quatro programas de pós-graduação de unidades do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ ascenderam de posição na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), realizada em 2010. Os Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Escola de Comunicação) e em Serviço Social (Escola de Serviço Social) passaram do conceito 5 para 6. Já o Programa de Pós-Graduação em Educação (Faculdade de Educação) saltou de 3 para 5, enquanto que o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Instituto de Psicologia) avançou do conceito 4 para 5.

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) manteve o conceito 7, nível máximo na avaliação da Capes, obtido já em 2006. Outros programas que também mantiveram o conceito anterior foram o Programa de Pós-Graduação em História Social (Instituto de História), que permaneceu com o conceito 6, obtido em 2006; o Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (conceito 5); além dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (Ifcs), História Comparada (Instituto de História), Lógica e Metafísica e Psicologia de Comunidade e Ecologia Social (Instituto de Psicologia), que permaneceram com o conceito 4.

Destaque ainda para o fato de nenhum dos onze programas de Pós-Graduação do CFCH-UFRJ ter tido o conceito reduzido, na avaliação da Capes. “O resultado mostrou o excelente desempenho dos nossos programas de pós-graduação, além da incansável resistência da área de Ciências Humanas para o cumprimento da sua missão institucional de formar mestres e doutores com qualidade e desenvolver pesquisa em cursos da modalidade acadêmica”, ressaltou Lilia Pougy, vice-decana do CFCH.