Categorias
Memória

Novo polo de laboratórios na UFRJ

Paulo Hora – Agência UFRJ de Notícias – CCS

Em cerimônia realizada no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCS) da UFRJ, o Instituto de Microbiologia Paulo Góes (IMPG) apresentou, na manhã desta terça-feira (5/6), a inauguração de seu novo polo de laboratórios de pesquisa na área de biotecnologia: o Bioinovar.

A equipe de idealizadores do complexo afirma que seu objetivo será o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, que beneficiem a sociedade, em quatro grandes áreas de atuação: biocombustíveis; biofármacos; biocatalizadores e bioprodutos; e ecologia microbiana e biotecnologia do petróleo.

O professor Renato Rozental, neurofisiologista e coordenador da Unidade Biofármacos e Dispositivos Biomédicos do IMPG, destacou o primeiro produto de biotecnologia da Bioinovar: o Capacete de Hipotermia.

Segundo Rozental, o capacete, que pode ser usado por atletas, motociclistas, militares, bombeiros, ou qualquer outro grupo sujeito a choques na cabeça, é capaz de permitir que se inicie imediatamente a refrigeração do cérebro de quem sofreu um traumatismo craniano, através da inserção de gases nas duas válvulas do capacete, de modo a conter a aceleração da morte do tecido, provocada pela ação das ondas elétricas provenientes da lesão.

Para Angela Uller,  diretora da Coordenadoria de Relações Institucionais e Articulações com a Sociedade (Criar), afirmou que a palavra “inovar” não se refere apenas à descoberta, criação ou patente, mas também ao desenvolvimento da tecnologia e à utilidade que esta terá para a sociedade. Segundo Uller, a função do complexo é de produzir conhecimento e desenvolvê-lo, com a parceria de empresas e do governo, visando ao seu aproveitamento pela sociedade.