A Escola de Comunicação Social (ECO) da UFRJ realiza o Concurso Nacional de Fotografia (ECOfoto) – 4ª Documenta de Fotografia da ECO−UFRJ 2012. O projeto, de caráter contínuo, elegerá as melhores fotografias para exposição e publicação em catálogo de memória.">A Escola de Comunicação Social (ECO) da UFRJ realiza o Concurso Nacional de Fotografia (ECOfoto) – 4ª Documenta de Fotografia da ECO−UFRJ 2012. O projeto, de caráter contínuo, elegerá as melhores fotografias para exposição e publicação em catálogo de memória.">

ECOfoto 2012 abordará a utilização dos espaços públicos

De acordo com o edital, o elemento central, que norteia a dinâmica do projeto, “é a valorização da fotografia entendida como bem cultural, alicerçada na fruição estética e na democratização do acesso à informação nos espaços públicos”. Desta forma, o projeto pretende dialogar com a produção fotográfica presente em todo o país.

Além disso, ainda de acordo com o texto, o objetivo é "fortalecer a troca de experiências e consolidar uma rede de coletivos, ao mesmo tempo que procura identificar e resgatar suas particularidades". Neste sentido, o tema que se apresenta de maneira justificável para o concurso de fotografia de 2012 é “Coletivos Particulares”.

O tema busca "o testemunho de uma sociedade plural, para obter não somente o registro profundo da coletividade, como também para capturar o maior número possível de manifestações, que compõem uma identidade única em suas particularidades e suas formas de intervenção no cotidiano político, cultural e social do país".

O edital do concurso e o link para inscrição estão disponíveis na página da ECO−UFRJ.