Categorias
Memória

Prefeitura Universitária faz campanha para segurança

Com o tema “Proteção depende de todos nós”, a Prefeitura Universitária (PU) da UFRJ aproveita o início do ano letivo para deflagrar uma campanha de orientação à comunidade acadêmica, visando atenuar os casos de violência no campus universitário.

Guarita no CCS.Com o tema “Proteção depende de todos nós”, a Prefeitura Universitária (PU) da UFRJ aproveita o início do ano letivo para deflagrar uma campanha de orientação à comunidade acadêmica, visando atenuar os casos de violência no campus universitário. O comportamento mais vigilante e preventivo é decisivo para aperfeiçoar ações de policiamento ostensivo e ajudar nas investigações que levam aos criminosos.

De acordo com o prefeito Ivan Carmo, mais do que apontar falhas na segurança, é necessária a conscientização de todos, uma vez que a área do campus é extensa e está cada vez mais conectada à cidade do Rio de Janeiro, com os novos pontos de ingresso e saída. “É comum ver pessoas estudando no interior do carro, muitas vezes ligado para manter o ar-condicionado em funcionamento. Para um agente de segurança é difícil identificar, apenas com a observação, se é alguém precisando de ajuda”, disse.

Além da campanha, outras medidas devem ser tomadas em breve. Entre elas, destaca-se a mudança das cabines blindadas para pontos de maior visibilidade e proteção da comunidade acadêmica. “Remanejaremos as cabines das entradas para os trechos entre o Centro de Tecnologia e o Centro de Ciências  Matemáticas e da Natureza, e entre o Centro de Ciências da Saúde e a Escola de Educação Física. Queremos que elas se tornem pontos de referência e integração entre a comunidade e a segurança da UFRJ”, esclarece Ivan Carmo.