">A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, com o apoio acadêmico e logístico da Faculdade de Letras (FL) e em parceria com o Consulado Geral da França e a Universidade de Lyon, promove o "1° Colóquio Internacional de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino".

Colóquio internacional debate formação de professores

O evento acontece nos dias 16 e 17 de março e tem por objetivo fomentar o diálogo intercultural sobre a formação inicial e continuada dos professores de língua estrangeira, estabelecendo um intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores atuantes na área. Sendo assim, vale lembrar que não se trata de um colóquio exclusivamente direcionado aos estudiosos da língua francesa, mas também aos de outros idiomas.

A coordenação e a organização do colóquio serão feitas pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Línguas (Forproli), que visa ao desenvolvimento de estudos sobre a formação de professores de línguas e literaturas e ensino/aprendizagem destas. O Forproli tem o intuito de compreender melhor este campo de atuação profissional, apontando possíveis perspectivas de trabalho num diálogo com os saberes da prática docente.

O evento acontece em salas da FE e da Escola de Comunicação (ECO). Não é necessário fazer inscrição prévia. No dia do evento, a partir das 8h, será feito um credenciamento dos participantes no átrio do Palácio Universitário. Plenárias e mesas-redondas acontecerão no Salão Pedro Calmon e em outros auditórios, como o do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Informações e a programação podem ser visualizadas no site do Forproli.