">Nesta sexta-feira (17/2), antes de os cariocas caírem na folia, o governador Sérgio Cabral vem à Cidade Universitária, para inaugurar o mais novo cartão-postal do Rio de Janeiro: a Ponte do Saber.

Ponte do Saber será inaugurada nesta sexta

Ponte do Saber. Foto de Higinio Queiroz.Antes de os cariocas caírem na folia, o governador Sérgio Cabral entrega um presente para a cidade e para a UFRJ. Nesta sexta-feira (17/2), ele inaugura o mais novo cartão-postal do Rio de Janeiro: a Ponte do Saber. Sustentada por 21 estais (cabos) – 15 frontais e seis na retaguarda –, a ponte, com 780 metros de comprimento e 180 de vão livre, liga o campus da UFRJ, na Cidade Universitária, à Linha Vermelha (sentido Centro).  Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a estrutura começou a ser erguida pela empresa Queiroz Galvão em 2009 ao custo de R$ 62 milhões. Essa quantia é proveniente de medida compensatória da Petrobras, devido ao derramamento de óleo na Baía de Guanabara em 2000.

A Ponte do Saber passará a fazer parte da malha viária da universidade tão logo o governador corte a fita de inauguração. Todas as vias do campus são de administração autônoma da UFRJ, embora muita gente faça confusão e acredite que elas sejam públicas. “Por ser uma área de propriedade da União voltada para o Ensino Superior, todo esse espaço é regido por uma lei que dá uma condição especial de Zoneamento do Município do Rio de Janeiro (ZE-7). Não existe legislação edilícia e urbanística. Por isso, não há investimentos municipais ou serviços da prefeitura carioca, exceto os objetos de convênios específicos”, explica o prefeito da Cidade Universitária Ivan Carmo.