">Edimilson Migowski, diretor do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ), afirma ser importante conhecer a origem dos alimentos e recomenda constante hidratação.

Médico alerta para risco de gastroenterite no verão

“O número de casos de gastroenterite aumenta no verão, porque o calor faz com que os alimentos estraguem mais facilmente.” A advertência é de Edimilson Migowski, diretor do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ). “No verão, é mais difícil manter os alimentos bem conservados.”

A gastroenterite é um processo infeccioso no sistema digestivo causado por vírus. Seus principais sintomas são diarreia, vômitos, febre e mal-estar. Como consequência da diarreia e dos vômitos, pode ocorrer também desidratação. A doença pode ser transmitida por meio de alimentos e água contaminados e do contato com pessoas já infectadas.

Em janeiro deste ano, um surto da doença atingiu os passageiros de um transatlântico, na costa da Argentina. “Surtos em cruzeiros ocorrem por causa do confinamento. O vírus se espalha muito facilmente com tantas pessoas reunidas em um espaço tão fechado”, afirmou o infectologista.

Para se prevenir, Edimilson Migowski recomenda: “É preciso evitar contato com pessoas com a doença e ter conhecimento da origem dos alimentos. Bebês devem se vacinar contra o vírus”. Ele ressalta ainda a importância de constante hidratação para evitar complicações.