A Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Assuntos Comunitários da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), vinculada ao Gabinete do Reitor, organiza o seminário “30 anos do AIPD - ano internacional da pessoa deficiente: desconstruindo estigmas, rotulações e preconceitos”, a ser realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no Auditório Professor Manoel Mauricio de Albuquerque do CFCH.

">A Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Assuntos Comunitários da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), vinculada ao Gabinete do Reitor, organiza o seminário “30 anos do AIPD - ano internacional da pessoa deficiente: desconstruindo estigmas, rotulações e preconceitos”, a ser realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no Auditório Professor Manoel Mauricio de Albuquerque do CFCH.

">
Categorias
Memória

Evento reúne ativistas e especialistas da UFRJ em deficiência

A Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Assuntos Comunitários da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), vinculada ao Gabinete do Reitor, organiza o seminário “30 anos do AIPD – ano internacional da pessoa deficiente: desconstruindo estigmas, rotulações e preconceitos”, a ser realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no Auditório Professor Manoel Mauricio de Albuquerque do CFCH.

A Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Assuntos Comunitários da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), vinculada ao Gabinete do Reitor, organiza o seminário “30 anos do AIPD – ano internacional da pessoa deficiente: desconstruindo estigmas, rotulações e preconceitos”, a ser realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no Auditório Professor Manoel Mauricio de Albuquerque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha, localizado na Avenida Pasteur, 250, Urca.

O evento visa a celebrar os 30 anos do Ano Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro deste ano, os cinco anos da promulgação da convenção internacional dos direitos das pessoas com deficiência e os três anos da transformação dessa convenção em emenda constitucional no Brasil pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.

Além disso, a cerimônia pretende dar visibilidade às diversas ações desenvolvidas pela UFRJ no âmbito da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, ao promover o debate acadêmico sobre a questão da inclusão e da acessibilidade e a superação das barreiras existentes.

Serão providenciadas vagas no estacionamento da UFRJ, assim como apoio receptivo para que as pessoas com deficiência possam participar do evento com maior comodidade. Assim, quem precisar utilizar alguma destas vagas deve fornecer, com brevidade, os dados do veículo e do motorista para que se possa providenciar o número de vagas necessário. O mesmo se aplica à necessidade de apoio receptivo.

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 1º de dezembro, às 9h. A programação e outras informações do evento podem ser vistas no site. Além disso, o encontro terá cobertura midiática (gravação e transmissão simultânea) e poderá ser visualizado na página da TV.UFRJ.BR/CPMECO.