Categorias
Memória

Pensando os gêneros no cinema com Donnie Darko

A Casa da Ciência apresenta, no próximo sábado, dia 5/10, o filme Donnie Darko, de Richard Kelly  (EUA, 2001). Indicada para maiores de 16 anos, a produção se insere na categoria "cult movie", mas também é recomendada para os apreciadores do cinema de horror e de ficção científica. Com 113 minutos de duração, a obra provoca uma reflexão sobre as potências dos gêneros fílmicos.

Donnie Darko explora o fantasmagórico e, ao mesmo tempo, lança mão do hibridismo narrativo, de recursos transmidiáticos e de uma estética da citação. Dessa forma, a obra desperta nos espectadores muitas e inusitadas experiências de afeto: do terror ao humor. A começar pelo personagem principal, que tem alucinações com um monstruoso coelho, capaz de profetizar o fim do mundo. Quem conduz o debate do dia é o doutor em Letras e diretor científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (Abciber), Erick Felinto.

O cineclube exibe um filme seguido de debate, sempre às 16h, no primeiro sábado de cada mês. O objetivo é estimular a produção e a circulação de novas ideias. A entrada é franca. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo. Outras informações podem ser obtidas no site do evento.