">O “9º Fórum dos Direitos Humanos” será realizado pelo Movimento Humanos Direitos (MHuD), em parceria com o Grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo, que faz parte do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH). O evento acontece às 17h do dia 10/11, no Auditório Leme Lopes do Instituto de Psiquiatria (Ipub). Durante a programação, será feita a entrega do prêmio João Canuto 2011.

Nepp-DH realiza o Prêmio João Canuto

O “9º Fórum dos Direitos Humanos” será realizado pelo Movimento Humanos Direitos (MHuD), em parceria com o Grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo, que faz parte do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ. O evento acontece às 17h do dia 10 de novembro, no Auditório Leme Lopes do Instituto de Psiquiatria (Ipub-UFRJ) e, durante a programação, será feita a entrega do prêmio João Canuto 2011.

Serão oito premiados, dentre estes, instituições como Médicos Sem Fronteiras, organização internacional sem fins lucrativos que leva ajuda médica e humanitária a localidades caóticas e de emergência. A escolha dos contemplados se deu conforme sua militância na conquista e defesa dos Direitos Humanos.

Além do prêmio, serão lançados os livros Trabalho Escravo Contemporâneo: um debate transdisciplinar (Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2011) e Olhares sobre a Escravidão Contemporânea (Ed. UFMT, 2011). Estarão presentes ainda artistas do MHuD para atividades culturais ao longo da programação, que se inicia às 17h.

João Canuto

João Canuto foi um dirigente sindical que lutava principalmente pela reforma agrária. Lutando contra os interesses de um grupo de fazendeiros do sul do Pará, teve sua voz silenciada com 18 tiros no dia 28 de dezembro de 1985.

Informações e programação completa estão disponíveis no site. O Ipub fica na Avenida Pasteur, 250, Urca.