Observatório do Valongo comemora 130 anos com atividades na Cidade Universitária

Na semana comemorativa dos 130 anos do Observatório do Valongo (OV) da UFRJ, que vai de 30 de maio a 03 de junho, estudantes e curiosos poderão assistir a palestras sobre Astronomia, ministradas por professores do Departamento de Astronomia da UFRJ. Além dos seminários, a história do observatório será contada através da exposição fotográfica 130 anos de história do Observatório do Valongo.

O instituto surgiu em 1881, quando foi fundado o observatório da Escola Politécnica, no Morro de Santo Antônio, no Centro do Rio de Janeiro. Com o desmanche do morro, na década de 1920, devido às necessidades de urbanização da cidade, os instrumentos foram transferidos para a Chácara do Valongo, no Morro da Conceição, e o observatório passou a se chamar inicialmente Observatório do Morro do Valongo.

Incorporado à UFRJ, após a Reforma Universitária de 1968, com a criação do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), o Observatório do Valongo passou a ser a sede do Departamento de Astronomia e vem fornecendo, desde então, infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As palestras da semana comemorativa serão direcionadas para o público em geral e apresentadas em dois horários: às 12h, no Salão Nobre do CCMN-UFRJ, e às 17h, na sala 02 do CCMN. O endereço é Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, bloco D, Cidade Universitária.