">A Ouvidoria Geral da UFRJ se pronunciou oficialmente sobre o abandono de animais no campus da Cidade Universitária na última sessão do Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ, que ocorreu no dia 26 de maio.

Abandono de animais na Cidade Universitária

Cães abandonados A Ouvidoria Geral da UFRJ se pronunciou oficialmente sobre o abandono de animais no campus da Cidade Universitária na última sessão do Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ, que ocorreu no dia 26 de maio.

A Ouvidoria propõe a criação de um setor responsável pelo monitoramento e pela administração da população de animais. Foi dado como exemplo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que cadastra e monitora os animais por meio de fichas de dados e fotografias. A Unicamp também providencia vacinação, vermifugaçao e cuidados veterinários.

As recomendações sobre o assunto, propostas pela professora Cristina Riche, ainda incluem a parceria com o Município do Rio de Janeiro, com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Paulo Darcoso Filho, com a Secretaria Especial de Proteção e Defesa de Animais (Sepda) e, ainda, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Esse último possível parceiro, a UFRRJ, e o seu Instituto de Veterinária desenvolvem um projeto relativo ao controle de natalidade de cães e gatos da UFRRJ, com o intuito de combater a superpopulação desses animais, com palestras de sensibilização e conscientização sobre o assunto e oferta da cirurgia de castração.

Os moldes do projeto seguem os exemplos da Unicamp e da UFRRJ e a UFRJ, a partir de um projeto de extensão, poderia contar com a participação de estudantes de áreas que tenham afinidade ao tema, como biologia, meio ambiente e saúde coletiva. Outros, das mais variadas formações, como por exemplo, comunicação e design gráfico, poderiam auxiliar na formulação de campanhas de conscientização, de caráter permanente.