Categorias
Memória

Memória da Segunda Guerra Mundial

Acontece hoje, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCS) da UFRJ, o seminário "Memória da Segunda Guerra Mundial”, dedicado à rememoração do confronto e da vitória sobre o fascismo e o nazismo.

Acontece hoje, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifcs) da UFRJ, o seminário "Memória da Segunda Guerra Mundial”, dedicado à rememoração do confronto e da vitória sobre o fascismo e o nazismo.

 O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada, Grupo de Pesquisa de Política Internacional e Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFRJ, em colaboração com o Consórcio Programa Rio de Janeiro de Estudos de Relações Internacionais, Segurança e Defesa Nacional.

O evento conta com duas mesas: “Vítimas da Segunda Guerra Mundial – Detentos, Holocausto, Gênero”, com o início às 09h30, discutirá os diferentes grupos de população, vitimados durante a Guerra, no Holocausto, nos campos de concentração e extermínio, com o especial destaque sobre o papel de mulheres na guerra; e “Segunda Guerra Mundial no Mar: fragmentos”, que se inicia às 14h, sobre batalhas navais, no Atlântico e no Pacífico, com a ênfase sobre a atuação da Marinha do Brasil, a ser ministrada por palestrantes convidados da Escola de Guerra Naval.

O seminário será antecedido da inauguração de uma mostra de fotografias da Segunda Guerra Mundial, cedida pelo Cônsul Geral da Rússia no Rio de Janeiro, Andrei Budaev, que participará da abertura do seminário.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifcs) se localiza no Largo de São Francisco de Paula, 1, Centro. As inscrições são feitas no local.