">A produção de etanol será tema do seminário “A Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar: Produção de etanol de 2ª geração integrada a plantas de 1ª geração – o contexto brasileiro” nesta segunda-feira, dia 25 de abril, às 12 horas.

Escola de Química promove seminário sobre produção de etanol

A produção de etanol será abordada no seminário “A Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar: Produção de etanol de 2ª geração integrada a plantas de 1ª geração – o contexto brasileiro” nesta segunda-feira, dia 25 de abril, às 12 horas. O tema será exposto pelo engenheiro químico Antonio Bonomi, diretor do programa de avaliação biológica do CTBE (Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol).

A biorrefinaria virtual, uma ferramenta de simulação desenvolvida pelo laboratório, tem por objetivo comparar, avaliar e otimizar diferentes rotas tecnológicas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, desde a fase agrícola da sua produção até o uso e descarte dos diferentes produtos.

O seminário faz parte de um ciclo que é organizado em pelo menos três vezes por ano, no primeiro e terceiro períodos letivo, oferecido desde 2009 pelo curso de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos. O evento, realizado toda segunda-feira, no Auditório da Escola de Química da UFRJ, procura abordar assuntos complementares às disciplinas formais, beneficiando tanto alunos como professores.

A Escola de Química fica no Centro de Tecnologia, na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, na Cidade Universitária.