O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, abordou também, em aula inaugural na Coppe, investimentos em alta tecnologia. ">O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, abordou também, em aula inaugural na Coppe, investimentos em alta tecnologia. ">

Ministro aborda investimento em pré-sal

O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, abordou, em aula inaugural realizada na última quinta-feira, dia 17, no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), a importância estratégica da exploração de petróleo na camada do pré-sal para o Brasil. Na palestra, intitulada “Ciência, Tecnologia e Inovação: agenda estratégica para o País”, ele também falou sobre os principais projetos do Ministério.

Segundo Mercadante, o recurso natural pode alavancar um “boom” da economia e fazer do país a 6ª ou 5ª potência mundial na próxima década. Ele criticou uma visão imediatista sobre o uso do pré-sal, defendendo que essa receita não pode entrar se não houver projetos para o futuro. “Vamos cometer o mesmo erro que outros países cometeram se agirmos assim”, alertou o ministro.

Mercadante também destacou que o crescimento do país deve estar ligado aos preceitos da sustentabilidade. Abordou ainda a importância do investimento em pesquisa e alta tecnologia. Ele pontuou que o Brasil precisa de mais engenheiros para sustentar o desenvolvimento e acrescentou: “é preciso aproveitar esta janela de oportunidade para investir e crescer, pois não podemos aceitar esse lugar na Divisão Internacional do Trabalho”.

Na visita, Mercadante visitou os laboratórios da Coppe a bordo do ônibus movido a hidrogênio da instituição. O ministro elogiou a estrutura e disse ter ficado impressionado com o volume de investimento nos equipamentos dos laboratórios. “Espero que os que estão entrando agora na universidade honrem este Centro”, disse aos alunos, professores e corpo técnico presentes.