">Para ajudar as vítimas do maior desastre climático da história do Brasil, na Região Serrana do Rio de Janeiro, a Prefeitura Universitária (PU) e outras unidades da UFRJ se mobilizam em ações conjuntas.

Ajuda à Região Serrana

Para ajudar as vítimas do maior desastre climático da história do Brasil, na Região Serrana do Rio de Janeiro, a Prefeitura Universitária (PU) e outras unidades da UFRJ se mobilizam em ações conjuntas.   A PU cederá ônibus para levar os interessados para doar sangue na Hemorio, o Grupamento Operacional para Tecnologias Avançadas (GOTA) e o Restaurante de Universitário vão recolher donativos e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) enviará para Nova Friburgo medicamentos, além de uma equipe médica voluntária para atender os feridos.

Na terça-feira (18/1), ônibus da Prefeitura Universitária levarão funcionários para doarem sangue na Hemorio. Para organizar o número de veículos, os interessados devem encaminhar um e-mail para comunicacao@pu.ufrj.br para confirmar a participação. O ponto de encontro será no Horto Universitário a partir das 8h30.

Requisitos básicos para doar sangue
Para doar sangue não é preciso estar em jejum, pelo contrário, a pessoa deve estar bem alimentada, mas evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Além disso, é necessário apresentar um documento de identidade original com foto (identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional); estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 Kg.

Coleta de donativos
A partir de segunda-feira (17/1), o GOTA e o Restaurante Universitário estarão recebendo donativos para serem enviados às vítimas da chuva. Quem quiser ajudar na campanha pode trazer água mineral, alimentos não perecíveis prontos para o consumo e produtos de higiene pessoal. O GOTA fica na Rua Maria Dolores Lins de Andrade, s/nº e o Restaurante Universitário fica na Av. Carlos Chagas Filho.