">O vice-prefeito da Cidade Universitária, Ivan Ferreira Carmo, conduziu, na manhã desta quinta-feira (30/9), a audiência pública para coletar críticas e sugestões que servirão de critérios para os próximos processos licitatórios envolvendo empresas de transporte público interno da UFRJ. Os usuários, principais interessados, não compareceram.

Audiência faz balanço do transporte interno na Cidade Universitária

O vice-prefeito da Cidade Universitária, Ivan Ferreira Carmo, conduziu, na manhã desta quinta-feira (30/9), a audiência pública para coletar críticas e sugestões que servirão de critérios para os próximos processos licitatórios envolvendo empresas de transporte público interno da UFRJ. Segundo ele, o contrato atual expira em abril de 2011, e a ideia é reunir informações para planejar e antecipar as demandas antes da nova escolha.

Até 2020, de acordo com estimativas, perto de 100 mil pessoas passarão a circular pelos campi da universidade. Hoje, segundo o vice-prefeito, há algo em torno de 36 mil veículos circulando pela Cidade Universitária e, para evitar futuros transtornos, a meta é melhorar a oferta de transporte público interno e estimular as pessoas a reduzirem o uso de veículo próprio. A ciclovia e a Estação de Integração foram apontadas como medidas nesse sentido.

Na palestra que se realizou no Salão Nobre do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), para fazer um balanço do atual sistema de transporte, Ivan Carmo deixou claro que houve diversas melhorias. A tarifa por quilômetro rodado, base de cálculo para pagamento às empresas, por exemplo, caiu de R$ 3,95 para R$ 2,30. Uma economia e tanto considerando os 90 mil quilômetros rodados mensalmente pela frota de 12 ônibus.

Ao abrir para a audiência para o debate sobre a qualidade da frota (segurança, conforto comportamento da equipe), itinerários das linhas e a política de atendimento ao público surgiu uma preocupação: o baixo interesse dos principais usuários do transporte interno, uma vez que entre os presentes só havia representantes de empresas que atuam na Cidade Universitária e nenhum estudante, funcionário ou professor da UFRJ.

A expectativa é de que haja maior participação da comunidade acadêmica nas próximas audiências públicas, que serão realizadas no Salão Hélio Fraga, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no dia 6 de outubro; no Salão Arquimedes Memória, localizado no prédio da Reitoria, no dia 14 de outubro; e no Alojamento Estudantil, no dia 21 de outubro. As duas primeiras com início às 10h e a última começando às 14h. Está prevista também a realização de uma audiência na Praia Vermelha, mas o local e a data ainda estão sendo definidos.